ANDRESSA DA SILVA FORMIGONI

Zootecnista, mestre em Zootecnia, doutora em Nutrição e Alimentação Animal.

Área de atuação: Suinocultura

Disciplinas: Zootecnia II, Nutrição e Alimentação Animal, Cunicultura, Apicultura.  

E-mail: andressa_formigoni@id.uff.br

Lattes:

Projeto de ensino: SuinUFF: Ensino, Pesquisa e ExtensãoCOM O INTUITO DE APRESENTAR AOS ALUNOS A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E ROTINA DE TRABALHO DE PESSOAS FORMADAS NA ÁREA AGRÁRIA E QUE ATUAM NO SETOR SUINÍCOLA, SÃO REALIZADAS PALESTRAS MENSAIS ONLINE PELO GOOGLE MEET, COM A PARTICIPAÇÃO DE PROFISSIONAIS PREVIAMENTE CONVIDADOS (AS), OCUPADOS (AS) EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E/OU PESQUISA OU EMPRESAS PRIVADAS, QUE RELATAM SUAS EXPERIÊNCIAS NESSE CAMPO, E EM SEGUIDA RESPONDEM AOS POSSÍVEIS QUESTIONAMENTOS DO PÚBLICO. ALÉM DISSO, COMO FORMA DE APROXIMAR OS DISCENTES À REALIDADE DAS GRANJAS, SÃO PREVISTAS VISITAS TÉCNICAS GUIADAS POR PROFISSIONAL RESPONSÁVEL DE SETORES DE SUINOCULTURA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO, PESQUISA E/OU EMPRESAS PRIVADAS.  

Projeto de pesquisa: Avaliação do consumo e análise do perfil dos consumidores de carne suína na cidade do Rio de Janeiro/RJ A PRODUÇÃO DE SUÍNOS É UMA DAS ATIVIDADES PECUÁRIAS QUE MAIS GERA RECURSOS FINANCEIROS E APRESENTA RÁPIDO RETORNO ECONÔMICO, ALÉM DE FORNECER ALIMENTO DE ALTO VALOR NUTRICIONAL PARA O CONSUMO HUMANO. O SETOR DA CARNE SUÍNA APRESENTA PAPEL FUNDAMENTAL NO AGRONEGÓCIO, POIS, DENTRE AS PROTEÍNAS ANIMAIS, ESSA É A MAIS CONSUMIDA NO MUNDO. NO ENTANTO, AO CONTRÁRIO DO PERFIL MUNDIAL, SEU CONSUMO NO BRASIL AINDA É BAIXO. A EXISTÊNCIA DE DIVERSOS MITOS E CRENÇAS ENVOLVENDO A CARNE SUÍNA PODE ESTAR CONTRIBUINDO COM O BAIXO CONSUMO DESSE PRODUTO, CONSEQUENTEMENTE, LIMITANDO O  CRESCIMENTO DO SEGMENTO PRODUTIVO E POSSÍVEIS BENEFÍCIOS SOCIOECONÔMICOS. DESSA FORMA, COM O OBJETIVO DE AVALIAR A FREQUÊNCIA COM QUE ESSE PRODUTO É CONSUMIDO, BEM COMO, A PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO ADULTA RESIDENTE NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SOBRE A QUALIDADE DA CARNE SUÍNA E OS OBSTÁCULOS MAIS RELEVANTES QUE ACOMETEM O CRESCIMENTO DESSE CONSUMO, É REALIZADA UMA PESQUISA DO TIPO EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, EM QUE, SÃO COLETADAS INFORMAÇÕES POR MEIO DE QUESTIONÁRIO FÍSICO E ELETRÔNICO A SÃO RESPONDIDOS POR CONSUMIDORES. O QUESTIONÁRIO É DISPONIBILIZADO EM PLATAFORMA VIRTUAL A SER DIVULGADO PELA EQUIPE EXECUTORA, E TAMBÉM, PODERÁ SER RESPONDIDO PESSOALMENTE EM DIFERENTES PONTOS DE VENDAS DE CARNE, COMO SUPERMERCADOS, HIPERMERCADOS E AÇOUGUES. AO FINAL DAS ENTREVISTAS, A PARTIR DAS RESPOSTAS DOS QUESTIONÁRIOS, OS DADOS SÃO TABULADOS E APRESENTADOS EM PROPORÇÕES DE RESPOSTAS (%), E ASSIM SERÃO DETERMINADOS OS HÁBITOS DE CONSUMO E DETECTADOS OS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS QUE AFETAM A ESCOLHA DESSA PROTEÍNA PELA COMUNIDADE CARIOCA.

Projeto de extensão: Ações de incentivo ao consumo de carne suína em virtude do baixo consumo de carne suína no país, o que afeta diretamente a produção interna, o presente projeto tem como proposta a realização de campanhas de esclarecimento sobre a qualidade dessa proteína. Inicialmente, são coletadas informações por meio de questionário físico e eletrônico, cujo objetivo é avaliar a percepção da população residente nos municípios de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, sobre a qualidade da carne suína e a frequência com que esse produto é consumido. A partir da análise dos dados obtidos, são identificados os obstáculos mais relevantes que acometem o crescimento desse consumo, para que assim sejam trabalhados os principais pontos-chave sobre as possíveis limitações. Diante disso, são realizadas palestras de esclarecimento da qualidade da carne suína para alunos do ensino médio, com a finalidade de desmistificar informações equivocadas sobre esse alimento. Além disso, boletins técnicos, folders e folhetos explicativos são elaborados e distribuídos diretamente ao consumidor em diferentes pontos de venda de carne suína, contendo informações direcionadas aos aspectos limitantes identificados. Também, são elaboradas cartilhas e é criado um perfil em rede social para a divulgação das ações executadas e publicações relacionadas ao objeto da campanha. Dessa forma, espera-se conscientizar a comunidade e jovens estudantes sobre a qualidade nutricional e esclarecer os mitos inerentes a carne suína, contribuindo para o aumento da demanda interna desse produto, e, consequentemente, o crescimento da atividade suinícola.

Translate »
Skip to content