O Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Agrossocioambiental Sustentável (MZO) da Faculdade de Veterinária da UFF é um dos pilares na formação do médico veterinário. É função do MZO criar, avaliar e adequar todas as disciplinas oferecidas, bem como, manter sua concepção inicial nas áreas de produção animal, genética e melhoramento animal, nutrição e alimentação animal, de economia, gestão e desenvolvimento rural sustentável o que permitiu oferecer a outros cursos da Universidade suas disciplinas obrigatórias e optativas, para integralização da grade curricular.

Além do ensino de graduação o MZO participa das atividades de ensino e pesquisa nos cursos de pós-graduações oferecidos pela Faculdade de Veterinária e demais projetos na Fazenda Escola de Cachoeiras de Macacu (FECM). Seu quadro de professores é formado por quinze professores doutores, ofertando um elenco de 14 disciplinas obrigatórias e 28 optativas para os cursos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola e Ambiental e, Administração.

Na sede da Faculdade de Veterinária, localizada na cidade de Niterói/RJ, o MZO conta com os laboratórios de Aquicultura e Pesca, Ecologia Aplicada, Genética e Melhoramento Animal, Genética Molecular, Nutrição Animal e, Sociedade e Medicina Veterinária para atender as atividades de ensino e pesquisa, para alunos de graduação e pós-graduação. Ademais, os laboratórios também podem atender a demandas de estágios para alunos de graduação e pesquisa para alunos de pós-graduação de outras instituições de ensino vinculada a sua linha de pesquisa.

Na Fazenda Escola, localizada na cidade de Cachoeiras de Macacu/RJ, o MZO coordena atividades de ensino (aulas práticas e estágios internos aos estudantes em diferentes setores), áreas experimentais para realização de pesquisas científicas e atividades de extensão com foco no desenvolvimento regional e dos produtores rurais.

Translate »