MZO0057

MZO 00057 

CUNICULTURA

 

Carga horária: 60

 

Teórica: 40

 

Prática: 20

 

Docentes Responsáveis:

Maria Lúcia Ribeiro Monteiro

 

Objetivos da disciplina:

Ao término da disciplina o estudante deverá ser capaz de: classificar as diferentes raças de coelhos; determinar o tipo ideal de instalações, assim como seus manejos; conhecer os fundamentos da reprodução dos coelhos e os métodos e técnicas de alimentação; conhecer as principais enfermidades dos coelhos e os programas profiláticos e ter noções básicas para a elabortação de um cronograma de produção.

 

Ementa:

Estudo zootécnico da espécie Oryctolagus cuniculus, para produção de carne, como fonte de proteína animal, de peles e pêlos. Introdução. Classificação das Raças. Sistemas de Produção. Reprodução Zootécnica. Métodos e Técnicas de alimentação. Patologias e Profilaxias das Principais Doenças. Índices Zootécnicos e Cronograma de Produção.

 

Bibliografia:

A. TABORDA DUARTE & JOSÉ MANUEL CARVALHO. Cunicultura. 1ª edição. Lisboa. Livraria Clássica Editora. 1979.

JUAN MARTIN MOLINERO ZAPATERO. Coelhos: Alojamento e Manejo. 3ª edição. Lisboa – Portugal. 1979.

LEWIS, R. ARRINGTON & KATHLEEN C. KELLEY. Produccíon y Biologia de los conejos Domésticos. 1ª edicíon. Argentina. Editorial Hemisfério Sur S.A,. 1984.

MÁRCIO INFANTE VIEIRA. Produção de Coelhos: Caseiro, Comercial e Industrial.  9ª edição. São Paulo. Livraria Nobel S.A. 1981.

MÁRCIO INFANTE VIEIRA. Doença dos Coelhos. 8ª edição. São Paulo. Livraria Nobel S.A. 1984.

PEDRO COSTA BATLLORI. Manual de Cunicultura. 1ª edición. Barcelona. Editorial Aedos. 1969.

Translate »
Ir para o conteúdo